Se você falar o termo “listelo” para alguém da área de Arquitetura ou Design de Interiores, é provável que eles saibam que essa palavra pode se referir tanto a um estilo de acabamento utilizado desde a antiguidade na Grécia e na Itália, como também para um modelo mais atual, chamado de “novo listelo”. Você sabe a diferença entre os dois?
A palavra “Listello”, traduzido do italiano, significa ripa, tira fina ou faixa decorativa. Antigamente, no mundo da construção, os listelos eram peças de cerâmica, azulejos, pedra ou outros materiais, que cumpriam a função de acabamento de pisos e paredes.

Atualmente, os listelos são fabricados em outros materiais e podem ser aplicados de forma mais sutil. Mesmo com essa mudança, eles ainda promovem a quebra visual, sem deixar a parede ou o ambiente monótono, pois essa opção de revestimento deixa a decoração mais personalizada e criativa.

Esses detalhes adicionados em um espaço comercial ou residencial agregam valor e sofisticação em qualquer ambiente. Sua utilização é variada e pode ter vários resultados, conforme a sua criatividade.