Pular para o conteúdo

Arquitetura Gótica: um divisor da história da Europa

A arquitetura gótica é marcante desde seu início, ela impressiona pela sua imponência e sua grandiosidade, o estilo está presente até hoje integrados em casas, salões e projetos arquitetônicos. A arte gótica se desenvolveu na França, suas características eram singulares e desenvolveu-se em um contexto político e social, ela fez parte da história pelos seus aspectos grandiosos e sua riqueza de detalhes. O estilo também mantinha um diálogo com a religião, entre o sagrado e o mundano, trabalhando assim, com construções monumentais, luz natural e trazendo a ideia de que as obras apontavam para a dividade e mostrava a fragilidade humana diante de tais construções. 

Nesse período, as construções tinham bastante influência da igreja. As grandes catedrais, basílicas e mosteiros são as principais referências desse estilo. As características são aplicadas até hoje em alguns projetos arquitetônicos nos designs de interiores. O estilo traz uma áurea de profundidade com tetos altos, cores sóbrios, lustres grandiosos, ambientes bem iluminados. O gótico valoriza o que é sagrado, a construção usa arcos e ornamentação elaborada, enquanto usa princípios religiosos. Mostremos algumas características marcantes nesse estilo.

Os vitrais:

Vitrais decorados são elementos marcantes no estilo gótico. Os vitrais eram aplicados nas janelas, rosáceas e nas torres que compunham a iluminação, valorizando a luz natural do ambiente. Esses vitrais eram usados em catedrais, que eram usados para contar as histórias bíblicas e a representação de Deus. 

Construções verticais:

Por serem construções monumentais, a verticalidade está muito presente nesse estilo. As torres eram erguidas e os detalhes pontiagudos mostravam a grandiosidade. Esse estilo vertical é reproduzido na atualidade como pé direito alto, tetos abobadados. Esse estilo vertical destaca a grandeza de um espaço.

Detalhes:

Uma característica marcante nesse estilo é a riqueza de detalhes. Os detalhes são peças fundamentais, quando se trata do estilo gótico. Trabalhando com formatos, os espaços têm uma composição única. Com a intensa luminosidade os detalhes ganham mais destaque. O estilo gótico transmite a sensação de uma solidez e uma imponência, expressada pelos detalhes como os tetos altos, vitrais e arcos mostram o tamanho dessas construções.

O estilo gótico transmite a sensação de uma solidez e uma imponência, expressada pelos detalhes como os tetos altos, vitrais e arcos mostram o tamanho dessas construções. Embora o estilo tenha nascido no período em que as construções eram ligadas a espaços religiosos, simbolizando o relacionamento de deus (as grandes catedrais) com humano. O estilo gótico foi um marco na história da sociedade e influenciou diretamente nos estilos de hoje, ele pode se integrar diretamente ao estilo do seu projeto. A arquitetura gótica representa um capítulo fascinante na história da humanidade. Mais do que um estilo arquitetônico, ela representa um reflexo da fé, da cultura e da engenhosidade de um período marcante. A arquitetura gótica é um universo rico e complexo que merece ser explorado. Depois das evoluções na arquitetura, o estilo traz para os lares mais ousados um ar dark, misterioso e muito sofisticado. Com os detalhes certos, é possível transformar o seu ambiente e tornar o seu lar em um refúgio gótico. E lembre-se a Homeney tem seu estilo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *